terça-feira, 10 de junho de 2008

Milano Design Week 2008


Milão, a capital do design, é também sede do Salone Internazionale del Mobile. O evento este ano completou 47 edições e aconteceu de 16 a 21 de abril. A rica seleção de tendências lançadas para todo o mundo é composta também pela Eurocucina, pelo novo SaloneUfficio, Bienal Internacional do ambiente de trabalho, Salone Internazionale del Bagno, Salone Internazionale del Complemento d'Arredo e o SaloneSatellite, dedicado aos jovens talentos. A maior feira do setor no mundo ocupa uma área de 220.000 metros quadrados cobertos por uma impressionante estrutura em aço e vidro em linhas orgânicas e assimetrias, criada pelo arquiteto Massimiliano Fuksas.

A cidade

Além da feira, toda a cidade se prepara para o evento virando um grande palco cheio de atrações por toda a parte. Chamada também de “Off Salone” a FuoriSalone é definida por uma series de eventos de arquitetura e design de todo o mundo e que acontece paralela a feira. Portanto, difícil é escolher o que ver primeiro, mesmo portando o guia com mapas e indicações dos 380 endereços da mostra fica difícil traçar um roteiro, o que não é nenhum problema, pois se perder pelas ruas de Milão é uma delicia e o risco de acabar encontrando algo interessante pelo caminho é grande. Na região mais fashion de Milão - o famoso Quadrilátero, lojas como DG, Channel, Prada, entre outras luxury brands convidam designers consagrados para decorar suas vitrines especialmente para a semana de design. Hotéis, bares e restaurantes também promovem eventos e instalações imperdíveis.

Meio ambiente

O tema da feira este ano foi o respeito ao meio ambiente e, portanto várias instalações espalhadas pela cidade mostravam a importância do tema aliado ao design. Vale ressaltar a grande mostra GreenEnergyDesign na Universidade Degli Studi di Milan, onde vários designers “produtores do humor verde” exploraram o design auto-sustentável com instalações altamente experimentais e as vezes visionárias, concretizadas através de recursos técnico-científicos de empresas parceiras. Destaca-se o designer francês Philippe Starck que propôs o conceito “ecologia democrática” – trata-se de um gerador de energia renovável fotovoltaica e eólica que promove a geração de energia através do movimento, e que segundo ele acessível a todos. Celebrando natureza e a arte, o designer Ross Lovegrove criou o Bodh Gaya - um poste para iluminação pública em forma orgânica e sinuosa inspirada na natureza. Um sistema armazena a energia solar durante o dia que carrega um conjunto de baterias que transforma em energia luminosa durante a noite.

A feira

A feira é uma fantástica seleção de produtos, formas e materiais. Quanto as tendências apresentadas este ano e que em breve poderão ser vistas nas melhores lojas são: na linha casa o clássico sofá estilo Chesterfield volta com cara nova, totalmente repaginado em linhas retas e com várias propostas diferentes. O aço inox e o alumínio polido estão em alta e são utilizados em tampos de mesas, em bases de sofás e poltronas, muitas vezes formando desenhos vazados a laser. O mobiliário híbrido - caráter multifuncional – como sofás com iluminação utilizando a tecnologia LED e fibra ótica incorporada permanece, também continuam as estampas e desenhos coloridos grafitados em tampos e frente de móveis. As superfícies brilhantes e em linhas orgânicas com cantos arredondados também estão em alta.

No segmento cozinha, elas estão cada vez mais audaciosas e expandindo rumo à sala. Pensando nisso, as indústrias de eletrodomésticos investem alto em purificadores com design ultra-sofisticados e em materiais nobres que mais parecem esculturas saídas do teto. Já nos banheiros, os chuveiros são verdadeiras tentações, nos mais diversos tamanhos e formatos, como em forma de cascata, alguns são equipados com dispositivo para ajuste do tipo do jato: clássico, sensível e ativo, além de jatos de ar quente massageador e iluminação para cromoterapia.

Vale salientar também a importância do SaloneSatellite, onde designers de diversas partes do mundo apresentam idéias geniais e outras nem tanto, mas que de tão banais acabam impressionando por nos fazem pensar a importância do design no cotidiano. Lá se encontra de tudo, desde simples materiais que através de grandes idéias viram obras de arte, quanto materiais de ultima geração com novas aplicações.

Click no título acima para ver esta matéria no website da Casadachris.

Nenhum comentário: