sábado, 13 de setembro de 2008

China Design Now

Segundo Laura Traldi, da Revista italiana Interni, a China está se transformando de país produtor para um país criador de Design, e para celebrar oficialmente este processo a primeira grande mostra de design da China fora da China foi realizada no Victoria & Albert Museu em Londres. E como toda curiosa louca por design fui lá para comprovar tal transformação. A exposição impressiona realmente, em todas as áreas do design até a arquitetura e o urbanismo a China contemporânea está de fato buscando sua fatia no mercado internacional.

Ainda que "Made in China" tornou-se uma etiqueta familiar para o mundo a energia criativa da China moderna é pouco conhecida. Durante os últimos vinte anos os chineses redescobriram seu passado pré-socialista dando início ao processo de combinar suas próprias tradições com influências globais e assim produzir um renascimento cultural, a partir daí o centro deste processo reside na nova cultura do design.

A exposição é dividida entre o extremo sul, na cidade de Shenzhe, fronteira com Hong Kong, que em pouco mais de 20 anos converteu-se de pequena aldeia de pescadores em uma metrópole com 5 milhões de habitantes e onde designers gráficos começaram a explorar novas direções no início da década de 90, destaque para as Revista Frontier e para a Design Exchenge. Seguindo para Xangai - a Paris do oriente segundo eles, onde o consumismo e a cultura urbana se combinaram para produzir um espantoso estilo e modo de vida. E por último, Pequim e sua arquitetura monumental criada para os Jogos Olímpicos deste ano. Não da para deixar de comentar o moderno e gigantesco aeroporto de Pequim projeto do escritório inglês Foster+Partners, o prédio da China Central Television da Metropolitan Architecture e o mais audacioso projeto de cidade sustentável de alta qualidade que se transformará em realidade na cidade de Dongtan, um projeto socialmente, economicamente e culturalmente sustentável.

A exposição China Design Now explora os sonhos e as esperanças da China ao longo das últimas duas décadas, a partir de seus criadores para o mundo como um todo e mostra que os chineses estão trabalhando dobrado para recuperar o tempo perdido.



Ficou curioso? Click no título desta matéria e vá direto ao website.

Nenhum comentário: